A NOSSA PARÓQUIA
Vamos da inicio a um pequeno (curso). Ele destina-se a preparar acólitos para a nossa Paróquia. Porquê? Porque a paróquia precisa deles, principalmente na Missa do Domingo. Os acólitos contribuem para a beleza, alegria e clima de festa da celebração, e, por sua vez, recebem graças que são muito importantes na sua idade.
Começamos por recordar que há duas palavras que se confundem:(Paróquia) e (Freguesia). E até há razões para isso, pois ambas significavam, na sua origem, a mesma coisa. Paróquia queria dizer, na língua grega, (os habitantes vizinhos de uma terra), e freguesia significava, na língua latina, (os filhos da Igreja de uma terra), isto é, os cristãos. Hoje, porém, não é assim. A paróquia é a subdivisão de uma Diocese, ao passo que a freguesia é a subdivisão de um concelho. Vamos falar só da paróquia.
O que é paróquia? A paróquia é uma comunidade de cristãos, que faz parte de uma Igreja particular ou Diocese, e está confiada aos cuidados pastorais de um pároco, que é o seu pastor próprio(ef. Catecismo da Igreja Católica, n. 2179). Essa comunidade de féis pode ser maior ou menor. Por isso há paróquia com muitos milhares de habitantes, como acontece nas grandes cidades, e paróquia com poucas centenas de pessoas, como sucede na maioria das aldeias de Portugal.
Uma paróquia tem sempre um pároco, nomeado pelo Bispo da Diocese. Cada pároco pode permanecer numa paróquia por mais ou menos tempo. Os pároco das diversas paróquia trabalham sempre em união com o seu Bispo. Só os padres podem ser párocos mas, numa paróquia , pode haver um ou mais padres e um ou mais diáconos que trabalhem com o pároco. Os párocos podem ser tratados de várias maneira, conforme os costumes de cada terra:(Senhor padre), ( Senhor padre), (Senhor Prior), (Senhor reitor), (Senhor abade). Mas nunca se diz (Senhor pároco).
Cada paróquia, além das pessoas e do território, tem sempre uma igreja principal, chamada igreja paroquial. Pode ter outra igreja e capelas. Mas uma só é paróquia. É nessa igreja que se fazem os batismos. Por isso, uma igreja paroquial tem sempre capela batismal ou, pelo menos, pia batismal. A paróquia também pode ter um Centro Paroquial e outros serviços.
Podemos então dizer que a paróquia é uma família alargada e unida pela mesma fé. É na paróquia que as crianças e adultos são batizados; ali frequentam a catequese, fazem a primeira comunhão, recebem a confirmação, casam, e em cada Domingo vão à Missa à igreja paroquial ou outra.
(Fonte: O Livro do Acólito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário