A assembleia cristã do Domingo
Nesta lição 3 vamos falar do grupo dos cristãos que se reúne na igreja, no Domingo. Esse grupo não é toda a comunidade cristã de cada terra. É apenas uma parte. É o grupo daqueles que, convocados, responderam à convocação e se reuniram. As pessoas que, convocadas para se reunirem se reúnem, formam uma (assembleia). Aí têm vocês o verdadeiro sentido desta palavra que hoje se utiliza tanto. A assembleia dominical dos cristãos é o grupo de cristãos que ouviram um convite para se reunir e que o fizeram. Quem os convocou? Foi Deus, foi a Igreja, foi a fé, foi a voz do sino, foi a necessidade que eles sentem de participar na Eucaristia.
Jesus fez esta promessa aos seus discípulos: (Quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles) (Mt 18, 29). Esta presença de Jesus faz com que a reunião dos cristãos e a sua assembleia sejam muito diferentes de outras reuniões e de outras assembleia. Esta faz-se para celebrar a (liturgia), ou seja para escutar Deus que fala, para lhe dirigir cânticos e orações, e para comungar o Corpo de Jesus.
Donde vêm as pessoas que se reúnem? Vêm de suas casas. E quem é que vem? Vêm homens e mulheres, rapazes, raparigas e crianças. E porque vêm as pessoas àquela reunião? Porque não podem viver sem celebrar, todos os Domingos, a Ceia do Senhor. Domingo em que não se reúnem é como se fosse um dia sem sol. E foi sempre assim.
Os cristãos de todas as épocas tiveram sempre em muito apreço a participação na Missa dominical, principalmente na sua paróquia, ou então noutra, quando estavam ausente. Esta fidelidade reforça os laços de amizade entre eles. Ainda me lembro do tempo em que era pequeno como vós. Nunca faltava à assembleia do Domingo. Não faltava porque os meus pais e os meus irmãos iam sempre. Eu gostava de ir porque assim me encontrava com as crianças da minha idade. Depois cresci e comecei a compreender melhor o que era aquela reunião. Por fim chegou o dia em que fiz a Primeira Comunhão. Dai por diante, nunca mais troquei por nada a reunião do Domingo. E dou muitas graças a Deus por isso.
A presença das crianças e dos jovens na assembleia cristã do Domingo é muito importante. Com a sua alegria e a sua disponibilidade eles dão-lhe mais vida. Aqui te deixo um desafio: não faltes nunca à tua assembleia dominical. Ela precisa muito de ti e tu precisas muito dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário